Data
Domingo, 17 Outubro 2021
Cidade
Porto
Orientadora
Fernanda Botelho
Nº máximo de participantes
12 pessoas / caminhada
Públicos
Apropriado para todas as idades
LocaIS e horárioS
Caminhada #1 · 10h30 — 12h30
Ramal da Âlfandega (Fontainhas)
---------- ESGOTADA ----------
·
Caminhada #2 · 15h00 — 17h00
Monte da Ervilha (Aldoar)
---------- ESGOTADA ----------
VALOR por caminhada
15€ / pessoa
SOBRE A ATIVIDADE
No próximo domingo 17 de Outubro faremos dois percursos a pé, um de manhã e outro de tarde, guiados pela herbalista Fernanda Botelho, que permitirão a descoberta e identificação da vegetação espontânea comestível em dois locais mapeados pelo nosso projeto: O Ramal da Alfândega (Fontainhas) e o Monte da Ervilha (Aldoar).
Com estas atividades pretende-se ensinar aos participantes formas de reconhecer as plantas, os seus usos culinários e terapêuticos, as curiosidades botânicas e históricas das mesmas, e a sua importância na manutenção da biodiversidade.
Escolham uma das caminhadas e juntem-se a nós na redescoberta da cidade do Porto através da recoleção e da deambulação pelos territórios do baldio urbano.
SOBRE OS LOCAIS
O antigo Ramal da Alfândega, nas Fontainhas, foi um dos primeiros locais mapeados pela Recoletora. Esta curta via férrea, desativada em 1989, era dedicada exclusivamente ao transporte de mercadorias, que chegavam de barco ao porto da Alfândega e eram depois distribuídas para o resto do país a partir da estação de Campanhã. Há muito que os comboios deixaram de passar nestas linhas mas o trajeto, rasgado por vários túneis, continua bem marcado na paisagem, sempre paralelo ao rio Douro.
Ao longo deste percurso linear, poderemos desfrutar de uma vista desafogada sobre o rio, da bonita sucessão de pontes, e identificar uma grande variedade de plantas silvestres comestíveis e medicinais (na Primavera passada inventariamos cerca de 30 espécies), indo das ervas mais rasteiras a cactos e árvores de médio porte.
O Monte da Ervilha, rodeado por vários prédios habitacionais e localizado mesmo ao lado do estádio do Futebol Clube da Foz, é um dos locais mais densos e ricos em vegetação espontânea comestível mapeados pela Recoletora no Porto. Quando acedido pela entrada sul, vindos da Praça do Império, reparamos que o local está ladeado por um conjunto de hortas comunitárias, tirando proveito do ribeiro que o atravessa e da sombra proporcionada pelo denso arvoredo. A zona é muito fértil e húmida todo o ano, de um verde exuberante, sendo por isso propícia ao aparecimento de espontâneas como o alho-bravo, a silva e o cardo-dos-picos, mas também outras como a urtiga dióica, a capuchinha e o funcho que surgem em núcleos populacionais de muitos indivíduos.
Este local, hoje um baldio urbano de árvores de grande porte, foi outrora habitado. Acredita-se que a ocupação do Monte da Ervilha remonta à pré-história, pelas ferramentas em pedra encontradas no local. Neste mesmo sítio foi edificado o "Espaldão", uma fortificação militar mandada construir pelo rei D. Miguel I que serviu a Guerra Civil Portuguesa entre 1828-1834, também conhecida como o "Forte da Ervilha". Apesar de muito degradado e de difícil reconhecimento, é um dos poucos vestígios arquitectónicos do Cerco do Porto.
Inscrição e Pagamento:
1. Para realizar a sua inscrição, clique no botão de "INSCRIÇÃO" no início desta página e de seguida preencha o formulário que aparece.
(Caso encontre alguma dificuldade neste processo, pode inscrever-se por email através do info@arecoletora.com, indicando o seu nome completo, idade, telemóvel e qual a caminhada na qual pretende participar)
2. As instruções e os dados de pagamento são disponibilizados na mensagem que surge após a submissão do formulário. Pode efetuar o pagamento do valor da inscrição através de uma das seguintes modalidades:
a) Transferência Bancária: para a conta PT50 0035 0787 0069 9487 3007 4 da Caixa Geral de Depósitos, em nome de Maria Ruivo;
b) MB Way: para o telemóvel 926 212 867, de Maria Ruivo.
3. Para finalizar a inscrição na atividade, por favor envie o comprovativo de pagamento para o email info@arecoletora.com. A sua inscrição só será considerada válida após a recepção desse comprovativo.
4. Por fim, um email de confirmação de inscrição é enviado pela equipa da Recoletora ao participante, juntamente com algumas informações importantes como o ponto de encontro da caminhada e o material necessário.
Política de cancelamento de inscrição:
Caso o participante pretenda cancelar a sua inscrição na atividade, poderá fazê-lo com direito a reembolso completo até 10 dias antes da realização da mesma. A partir dessa altura não nos é possível efectuar qualquer reembolso.
Política de cancelamento da atividade:
Caso a atividade seja cancelada devido a condições meteorológicas pouco favoráveis à sua realização, a escolha de uma das seguintes opções será proposta ao participante:
a) re-agendamento de uma nova data para a realização da atividade, de acordo com a disponibilidade do grupo.
b) reembolso total do valor pago aquando da inscrição.