Data
Sábado, 2 Abril 2023
Cidade
Porto
Orientadora
Fernanda Botelho
Nº máximo de participantes
18 pessoas / caminhada
Públicos
Apropriado para todas as idades
Local
Monte da Ervilha (Aldoar)
horário
Caminhada #1 · 10h30 — 13h00
Caminhada #2 · 14h30 — 17h00
VALOR por caminhada
17€ / pessoa
(gratuito: ≤ 6 anos | 8€: 7 aos 12 anos)
SOBRE A ATIVIDADE
No próximo domingo 2 de Abril faremos dois percursos especiais dedicados à temática das árvores, um de manhã e outro de tarde, guiados pela herbalista Fernanda Botelho, que permitirão a descoberta e identificação da vegetação arbórea, comestível e medicinal, num dos locais mapeados pelo nosso projeto: o Monte da Ervilha (Aldoar).
Com estas atividades pretende-se ensinar aos participantes formas de reconhecer 10 árvores e arbustos (identificando as suas diferenças), como se organizam, os tipos de folha que possuem, os seus usos culinários e terapêuticos, as curiosidades botânicas e históricas dos mesmas, e a sua importância na manutenção da biodiversidade.
Escolham uma das caminhadas e juntem-se a nós na redescoberta da cidade do Porto através da recoleção e da deambulação pelos territórios do baldio urbano.
SOBRE O LOCAL
O Monte da Ervilha, rodeado por vários prédios habitacionais e localizado mesmo ao lado do estádio do Futebol Clube da Foz, é sem dúvida um dos locais mais densos e ricos em vegetação espontânea comestível mapeados pela Recoletora. É também um dos dois espaços verdes em todo o concelho do Porto que ainda mantém um ecossistema onde predominam as espécies autóctones.
Percorrendo os seus 3 marcados habitats —prado, mata, charco—, descobrimos as plantas espontâneas comestíveis e medicinais que os povoam. No prado soalheiro, encontramos espécies rasteiras como dentes-de-leão, labaças, trevos, diabelhas e funchos; Na mata, dominam as espécies arbóreas e arbustivas como pinheiros-bravos, carvalhos, sobreiros, eucaliptos, loureiros e pilriteiros, e sebes densas de silvas; No charco, um mar de capuchinhas e urtigas dióicas, pontuado pelas flores brancas do alho-bravo. Quando acedido pela entrada sul, vindos da Praça do Império, reparamos que o local está ladeado por um conjunto de hortas comunitárias, tirando proveito do ribeiro subterrâneo que ali atravessa (onde despontam espécies ripícolas, típicas de linhas e água, como o sabugueiro e o salgueiro), e da sombra proporcionada pelo denso arvoredo adjacente. Mais à frente, na orla do caminho de terra junto aos prédios, onde antigamente passava o eléctrico, encontramos um belíssimo exemplar de tília.
Este local, hoje um baldio urbano de árvores de grande porte, foi outrora habitado. Acredita-se que a ocupação do Monte da Ervilha remonta à pré-história, pelas ferramentas em pedra encontradas no local. Neste mesmo sítio foi edificado o "Espaldão", uma fortificação militar mandada construir pelo rei D. Miguel I que serviu a Guerra Civil Portuguesa entre 1828-1834, também conhecida como o "Forte da Ervilha". Apesar de muito degradado e de difícil reconhecimento, é um dos poucos vestígios arquitetónicos do Cerco do Porto.
Inscrição e Pagamento:
1. Para realizar a sua inscrição, clique no botão de "INSCRIÇÃO" no início desta página e de seguida preencha o formulário que aparece.
(Caso encontre alguma dificuldade neste processo, pode inscrever-se por email através do info@arecoletora.com, indicando o seu nome completo, idade, telemóvel, comprovativo de pagamento e qual a caminhada na qual pretende participar)
2. As instruções e os dados de pagamento são igualmente disponibilizados no formulário. Pode efetuar o pagamento do valor da inscrição através de uma das seguintes modalidades:
a) Transferência Bancária: para a conta PT50 0035 0787 0069 9487 3007 4 da Caixa Geral de Depósitos, em nome de Maria Ruivo;
b) MB Way: para o telemóvel 926 212 867, de Maria Ruivo.
3. Para finalizar a inscrição na atividade, clique em "SUBMETER". Receberá automaticamente uma cópia das suas respostas para o endereço de email que forneceu.
4. Num prazo de cinco dias após a submissão do formulário, um email de "confirmação de inscrição" é enviado pela equipa d' A Recoletora ao participante, juntamente com algumas informações importantes como o ponto de encontro da caminhada e o material necessário.
Política de cancelamento de inscrição:
Caso o participante pretenda cancelar a sua inscrição na atividade, poderá fazê-lo com direito a reembolso completo até 8 dias antes da realização da mesma. A partir dessa altura não nos é possível efectuar qualquer reembolso.
Política de cancelamento da atividade:
Caso a atividade seja cancelada devido a condições meteorológicas pouco favoráveis à sua realização, a escolha de uma das seguintes opções será proposta ao participante:
a) re-agendamento de uma nova data para a realização da atividade, de acordo com a disponibilidade do grupo.
b) reembolso total do valor pago aquando da inscrição.