Data
Domingo, 26 Junho 2022
Cidade
Porto
Orientadora
Fernanda Botelho
Nº máximo de participantes
18 pessoas / caminhada
Públicos
Apropriado para todas as idades
LocaIS
Monte da Ervilha (Aldoar)
horário
10h30 — 12h30
VALOR por caminhada
15€ / pessoa
(gratuito para ≤ 6 anos)
SOBRE A ATIVIDADE
No próximo domingo 26 de Junho faremos um percurso a pé, guiado pela herbalista Fernanda Botelho, que permitirá a descoberta e identificação da vegetação espontânea comestível num dos locais mapeados pelo nosso projeto: o Monte da Ervilha (Aldoar).
Com esta atividade pretende-se ensinar aos participantes formas de reconhecer as plantas, os seus usos culinários e terapêuticos, as curiosidades botânicas e históricas das mesmas, e a sua importância na manutenção da biodiversidade.
Juntem-se a nós na redescoberta da cidade do Porto através da recoleção e da deambulação pelos territórios do baldio urbano.
SOBRE O LOCAL
O Monte da Ervilha, rodeado por vários prédios habitacionais e localizado mesmo ao lado do estádio do Futebol Clube da Foz, é um dos locais mais densos e ricos em vegetação espontânea comestível mapeados pela Recoletora no Porto. Quando acedido pela entrada sul, vindos da Praça do Império, reparamos que o local está ladeado por um conjunto de hortas comunitárias, tirando proveito do ribeiro que o atravessa e da sombra proporcionada pelo denso arvoredo. A zona é muito fértil e húmida todo o ano, de um verde exuberante, sendo por isso propícia ao aparecimento de espontâneas como o alho-bravo, a silva e o cardo-dos-picos, mas também outras como a urtiga dióica, a capuchinha e o funcho que surgem em núcleos populacionais de muitos indivíduos.
Este local, hoje um baldio urbano de árvores de grande porte, foi outrora habitado. Acredita-se que a ocupação do Monte da Ervilha remonta à pré-história, pelas ferramentas em pedra encontradas no local. Neste mesmo sítio foi edificado o "Espaldão", uma fortificação militar mandada construir pelo rei D. Miguel I que serviu a Guerra Civil Portuguesa entre 1828-1834, também conhecida como o "Forte da Ervilha". Apesar de muito degradado e de difícil reconhecimento, é um dos poucos vestígios arquitectónicos do Cerco do Porto.
Inscrição e Pagamento:
1. Para realizar a sua inscrição, clique no botão de "INSCRIÇÃO" no início desta página e de seguida preencha o formulário que aparece.
(Caso encontre alguma dificuldade neste processo, pode inscrever-se por email através do info@arecoletora.com, indicando o seu nome completo, idade, telemóvel, comprovativo de pagamento e qual a caminhada na qual pretende participar)
2. As instruções e os dados de pagamento são igualmente disponibilizados no formulário. Pode efetuar o pagamento do valor da inscrição através de uma das seguintes modalidades:
a) Transferência Bancária: para a conta PT50 0035 0787 0069 9487 3007 4 da Caixa Geral de Depósitos, em nome de Maria Ruivo;
b) MB Way: para o telemóvel 926 212 867, de Maria Ruivo.
3. Para finalizar a inscrição na atividade, clique em "SUBMETER". Receberá automaticamente uma cópia das suas respostas para o endereço de email que forneceu.
4. Num prazo de cinco dias após a submissão do formulário, um email de "confirmação de inscrição" é enviado pela equipa d' A Recoletora ao participante, juntamente com algumas informações importantes como o ponto de encontro da caminhada e o material necessário.
Política de cancelamento de inscrição:
Caso o participante pretenda cancelar a sua inscrição na atividade, poderá fazê-lo com direito a reembolso completo até 8 dias antes da realização da mesma. A partir dessa altura não nos é possível efectuar qualquer reembolso.
Política de cancelamento da atividade:
Caso a atividade seja cancelada devido a condições meteorológicas pouco favoráveis à sua realização, a escolha de uma das seguintes opções será proposta ao participante:
a) re-agendamento de uma nova data para a realização da atividade, de acordo com a disponibilidade do grupo.
b) reembolso total do valor pago aquando da inscrição.